Como conseguir um emprego tendo mais de 50 anos

Sabemos que a recolocação no mercado de trabalho é algo muito difícil, empresas buscam pessoas mais jovens, por diversos fatores. Hoje vamos falar um pouco sobre como competir com os jovens no mercado de trabalho.

Hoje em dia está difícil conseguir um emprego de qualquer forma. Pessoas jovens com experiência, pessoas com curso superior ou qualquer tipo. Mas é de conhecimento geral que quando a pessoa passa de 50 anos isso vai ficando cada vez mais complicado.

Continua após a publicidade

Se você tem desvantagem de um lado você precisa mostrar que suas vantagens sobressaem esses pontos negativos. Um dos pontos fortes de pessoas com mais de 50 anos é a experiência dentro de uma empresa e também a maturidade na hora de fazer entrevista. Você precisa mostrar que tem a cabeça mais formada e que consegue solucionar problemas com mais facilidade devido anos de trabalho em outros lugares. Você também pode pedir que um antigo chefe faça uma carta de recomendação falando de pontos positivos dentro de alguma antiga empresa, isso conta muito para as pessoas do mundo corporativo.

2- Procure trabalhos mais intelectuais

O sentido de intelectuais aqui não é bem literalmente e sim “fugir” de trabalhos que exijam muito esforço. Não por questões apenas físicas mas também é mais perigoso e também provável que muitas empresas vão preferir pessoas mais jovens para pegar mais pesado. É apenas uma questão de estrutura corporal e que é melhor não perder tempo com algo que talvez não será possível do que com um trabalho que sua experiência e esforço mental irão.

3- Tenha paciência e não desista

É realmente muito difícil conseguir de cara um emprego hoje em dia, e infelizmente a idade conta muito na hora de procurar um novo trabalho. Mas o importante é saber procurar e utilizar suas estratégias para conseguir encontrar o trabalho ideal para você. Não se deixe desanimar com algumas respostas negativas e sim se motive cada vez mais para encontrar algo essencial para conseguir conciliar trabalho e também alguns problemas da idade.

4- Faça um planejamento

Continua após a publicidade

Tenha em mente o que você quer fazer para procurar as empresas certas. Veja no seu currículo qual é sua maior e melhor experiência de trabalho e se essa é a que você mais gosta de fazer. Foque nisso. É muito melhor focar em uma só coisa do que ir entrando e saindo de empregos que não tem ligação nenhuma.

5- Faça uma entrevista de qualidade

A hora da entrevista é quando você pode mostrar todos os motivos pelo o qual a empresa precisa de você e como você pode ajuda-los nos pontos fracos que ela possui. Com tudo, o importante é pensar que mesmo sendo complicado a questão da idade o que não se deve deixar pra trás é o esforço e a experiência que conseguem te igualar ou sobressair nesse mercado de trabalho.